Projeto: Alfabetização e Letramento
Objetivo de ensino: Desenvolver práticas
pedagógicas dinâmicas, significativas e contextualizadas, com base na temática
do Projeto de Iniciação á Docência – PIBID, Alfabetização e Letramento, de modo
que possa garantir os processos de consolidação da alfabetização na perspectiva
do letramento, no sentido que a criança, ao dominar o Sistema de Escrita
Alfabética, seja capaz de produzir e ler com autonomia textos de gêneros
distintos.
Objetivos de aprendizagem:
Despertar o interesse do aluno pela leitura;
Desenvolver o hábito da leitura;
Incentivar a leitura nos âmbitos escolar e
familiar;
Expressar-se com coerência e fluência;
Ler e produzir textos orais e escritos, com
autonomia;
Interpretar e compreender histórias lidas;
Refletir sobre o sistema de escrita
alfabética;
Vivenciar situações de leitura compartilhada e
o uso do “Cantinho da Leitura” na sala de aula;
Atender os alunos do 5º ano com dificuldades
de aprendizagem;
Proporcionar momentos de leitura compartilhada
com as famílias;
Trabalhar contos com os diferentes gêneros
textuais;
Dramatizar histórias e contos trabalhados.
Procedimentos / ações:
- Elaborar entrevista com as famílias “Por que LER é importante?”
- Promover momentos para socialização das entrevistas em sala de aula;
- Construção de murais de incentivo a leitura;
- Organizar o cantinho da leitura nas salas, com variados textos (histórias em quadrinhos, livros de histórias, jornais, revistas científicas);
- Conhecer, divulgar e utilizar o blog como ferramenta para divulgar as impressões e observações obtidas durante todo o período de trabalho desenvolvido na escola;
- Trabalhar em parceria com a biblioteca da escola;
- Promover a Hora do Conto na biblioteca (SESC, autores locais, pibidianos da E.E.B. Comendador Rocha, professores e alunos das séries iniciais da escola);
- Definir quais gêneros textuais serão trabalhados na “Hora do Conto” e criar sequências didáticas, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
- Dinamizar o “Circuito do livro” realizado na biblioteca da escola;
- Levantar o número de alunos com dificuldades de aprendizagem da turma do 5º ano que irão participar do “Clube da Leitura”;
- Diagnosticar as dificuldades individuais de cada aluno, pesquisar e planejar práticas educativas;
- Criar o “Clube da Leitura” com atividades de alfabetização dinâmicas e significativas;
- Convidar escritores locais para visitar a biblioteca da escola;
- Confeccionar a “Sacola Literária” personalizada com diferentes livros de literatura para os alunos das turmas do 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental levarem para casa;
- Estabelecer, na rotina da sala de aula dos anos iniciais, uma vez na semana, “A parada da Leitura”;
- Confeccionar lembranças de incentivo à leitura (bolsas, chaveiros, cartões, ponteiras de lápis, etc.), relacionadas aos temas trabalhados...
Metodologia: O projeto será desenvolvido
através de práticas educativas que incentivem o gosto e o prazer pela leitura,
com atividades de Hora do Conto, Circuito do Livro e a Hora da Leitura. Serão
confeccionadas “Sacolas Literárias” para cada turma do 2º ao 5º ano levarem
para casa a fim de, juntamente com os pais, desenvolverem o hábito da leitura.
Através da criação do “Clube da Leitura”, atender os alunos do 5º ano com
dificuldades de aprendizagem. Confeccionar jogos para trabalhar a alfabetização
com materiais reutilizáveis. Planejar sequências didáticas para as turmas de
alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares e atividades
voltadas para o desenvolvimento da oralidade leitura e escrita.
Cronologia: Durante todo o ano letivo.
Recursos materiais: Livros, computadores com
acesso a internet, data show, câmera digital, jornal, revistas, cola,
fita crepe, régua, papel sulfite, aparelho de som, etc.
Avaliação: O projeto será avaliado no decorrer
do seu desenvolvimento, observando a participação do aluno, seu grau de
interesse, cooperação, curiosidade, criatividade, organização e cumprimento das
atividades previstas. A autoavaliação também fará parte do processo de
avaliação durante a realização do projeto e, principalmente na parte final, com
o intuito de verificar a assimilação do valor que a leitura proporciona ao
leitor, elevando o seu nível de letramento e incorporação do hábito de ler por
prazer.
Referências
MENDONÇA, Márcia; LEAL, Telma Ferraz.
Progressão escolar e gêneros textuais. In: Santos, Carmi Ferraz e Mendonça,
Márcia. (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo
Horizonte: Autêntica, 2007
CAVÉQUIA, Márcia Paganini. A escola é
nossa. São Paulo: Scipione, 2001. p85.
BRASIL.Mnistério da Educação. Pacto nacional
pela alfabetização na idade certa: O trabalho com os diferentes gêneros
textuais na sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas: ano
03. Brasíla, 2012.
jornal da escola (2º semestre)
Metodologia: O projeto será desenvolvido
através de práticas educativas que incentivem o gosto e o prazer pela leitura,
com atividades de Hora do Conto, Circuito do Livro e a Hora da Leitura. Serão
confeccionadas “Sacolas Literárias” para cada turma do 2º ao 5º ano levarem
para casa a fim de, juntamente com os pais, desenvolverem o hábito da leitura.
Através da criação do “Clube da Leitura”, atender os alunos do 5º ano com
dificuldades de aprendizagem. Confeccionar jogos para trabalhar a alfabetização
com materiais reutilizáveis. Planejar sequências didáticas para as turmas de
alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares e atividades
voltadas para o desenvolvimento da oralidade leitura e escrita.
Cronologia: Durante todo o ano letivo.
Recursos materiais: Livros, computadores com
acesso a internet, data show, câmera digital, jornal, revistas, cola,
fita crepe, régua, papel sulfite, aparelho de som, etc.
Avaliação: O projeto será avaliado no decorrer
do seu desenvolvimento, observando a participação do aluno, seu grau de
interesse, cooperação, curiosidade, criatividade, organização e cumprimento das
atividades previstas. A autoavaliação também fará parte do processo de
avaliação durante a realização do projeto e, principalmente na parte final, com
o intuito de verificar a assimilação do valor que a leitura proporciona ao
leitor, elevando o seu nível de letramento e incorporação do hábito de ler por
prazer.
Referências
MENDONÇA, Márcia; LEAL, Telma Ferraz.
Progressão escolar e gêneros textuais. In: Santos, Carmi Ferraz e Mendonça,
Márcia. (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo
Horizonte: Autêntica, 2007
CAVÉQUIA, Márcia Paganini. A escola é
nossa. São Paulo: Scipione, 2001. p85.
BRASIL.Mnistério da Educação. Pacto nacional
pela alfabetização na idade certa: O trabalho com os diferentes gêneros
textuais na sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas: ano
03. Brasíla, 2012.