Projetos


Projeto: Alfabetização e Letramento

Objetivo de ensino: Desenvolver práticas pedagógicas dinâmicas, significativas e contextualizadas, com base na temática do Projeto de Iniciação á Docência – PIBID, Alfabetização e Letramento, de modo que possa garantir os processos de consolidação da alfabetização na perspectiva do letramento, no sentido que a criança, ao dominar o Sistema de Escrita Alfabética, seja capaz de produzir e ler com autonomia textos de gêneros distintos.

Objetivos de aprendizagem:

Despertar o interesse do aluno pela leitura;
Desenvolver o hábito da leitura;
Incentivar a leitura nos âmbitos escolar e familiar;
Expressar-se com coerência e fluência;
Ler e produzir textos orais e escritos, com autonomia;
Interpretar e compreender histórias lidas;
Refletir sobre o sistema de escrita alfabética;
Vivenciar situações de leitura compartilhada e o uso do “Cantinho da Leitura” na sala de aula;
Atender os alunos do 5º ano com dificuldades de aprendizagem;
Proporcionar momentos de leitura compartilhada com as famílias;
Trabalhar contos com os diferentes gêneros textuais;
Dramatizar histórias e contos trabalhados.


Procedimentos / ações:


  • Elaborar entrevista com as famílias “Por que LER é importante?”
  • Promover momentos para socialização das entrevistas em sala de aula;
  • Construção de murais de incentivo a leitura;
  • Organizar o cantinho da leitura nas salas, com variados textos (histórias em quadrinhos, livros de histórias, jornais, revistas científicas);
  • Conhecer, divulgar e utilizar o blog como ferramenta para divulgar as impressões e observações obtidas durante todo o período de trabalho desenvolvido na escola;
  • Trabalhar em parceria com a biblioteca da escola;
  • Promover a Hora do Conto na biblioteca (SESC, autores locais, pibidianos da                 E.E.B. Comendador Rocha, professores e alunos das séries iniciais da escola);
  • Definir quais gêneros textuais serão trabalhados na “Hora do Conto” e criar sequências didáticas, integrando diferentes componentes curriculares, e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita;
  • Dinamizar o “Circuito do livro” realizado na biblioteca da escola;
  • Levantar o número de alunos com dificuldades de aprendizagem da turma do 5º ano que irão participar do “Clube da Leitura”;
  • Diagnosticar as dificuldades individuais de cada aluno, pesquisar e planejar práticas educativas;
  • Criar o “Clube da Leitura” com atividades de alfabetização dinâmicas e significativas;
  • Convidar escritores locais para visitar a biblioteca da escola;
  • Confeccionar a “Sacola Literária” personalizada com diferentes livros de literatura para os alunos das turmas do 2º, 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental levarem para casa;
  • Estabelecer, na rotina da sala de aula dos anos iniciais, uma vez na semana, “A parada da Leitura”;
  • Confeccionar lembranças de incentivo à leitura (bolsas, chaveiros, cartões, ponteiras de lápis, etc.), relacionadas aos temas trabalhados...


                                      Criar o jornal da escola no 2º semestre.



Metodologia: O projeto será desenvolvido através de práticas educativas que incentivem o gosto e o prazer pela leitura, com atividades de Hora do Conto, Circuito do Livro e a Hora da Leitura. Serão confeccionadas “Sacolas Literárias” para cada turma do 2º ao 5º ano levarem para casa a fim de, juntamente com os pais, desenvolverem o hábito da leitura. Através da criação do “Clube da Leitura”, atender os alunos do 5º ano com dificuldades de aprendizagem. Confeccionar jogos para trabalhar a alfabetização com materiais reutilizáveis. Planejar sequências didáticas para as turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade leitura e escrita.

Cronologia: Durante todo o ano letivo.

Recursos materiais: Livros, computadores com acesso a internet, data show, câmera  digital, jornal, revistas, cola, fita crepe, régua, papel sulfite, aparelho de som, etc.

Avaliação: O projeto será avaliado no decorrer do seu desenvolvimento, observando a participação do aluno, seu grau de interesse, cooperação, curiosidade, criatividade, organização e cumprimento das atividades previstas. A autoavaliação também fará parte do processo de avaliação durante a realização do projeto e, principalmente na parte final, com o intuito de verificar a assimilação do valor que a leitura proporciona ao leitor, elevando o seu nível de letramento e incorporação do hábito de ler por prazer.


Referências

MENDONÇA, Márcia; LEAL, Telma Ferraz. Progressão escolar e gêneros textuais. In: Santos, Carmi Ferraz e Mendonça, Márcia. (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

CAVÉQUIA, Márcia Paganini. A escola é nossa.  São Paulo: Scipione, 2001. p85.

BRASIL.Mnistério da Educação. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: O trabalho com os diferentes gêneros textuais na sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas: ano 03. Brasíla, 2012.


                            jornal da escola (2º semestre)


Metodologia: O projeto será desenvolvido através de práticas educativas que incentivem o gosto e o prazer pela leitura, com atividades de Hora do Conto, Circuito do Livro e a Hora da Leitura. Serão confeccionadas “Sacolas Literárias” para cada turma do 2º ao 5º ano levarem para casa a fim de, juntamente com os pais, desenvolverem o hábito da leitura. Através da criação do “Clube da Leitura”, atender os alunos do 5º ano com dificuldades de aprendizagem. Confeccionar jogos para trabalhar a alfabetização com materiais reutilizáveis. Planejar sequências didáticas para as turmas de alfabetização, integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade leitura e escrita.

Cronologia: Durante todo o ano letivo.

Recursos materiais: Livros, computadores com acesso a internet, data show, câmera  digital, jornal, revistas, cola, fita crepe, régua, papel sulfite, aparelho de som, etc.

Avaliação: O projeto será avaliado no decorrer do seu desenvolvimento, observando a participação do aluno, seu grau de interesse, cooperação, curiosidade, criatividade, organização e cumprimento das atividades previstas. A autoavaliação também fará parte do processo de avaliação durante a realização do projeto e, principalmente na parte final, com o intuito de verificar a assimilação do valor que a leitura proporciona ao leitor, elevando o seu nível de letramento e incorporação do hábito de ler por prazer.

Referências

MENDONÇA, Márcia; LEAL, Telma Ferraz. Progressão escolar e gêneros textuais. In: Santos, Carmi Ferraz e Mendonça, Márcia. (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

CAVÉQUIA, Márcia Paganini. A escola é nossa.  São Paulo: Scipione, 2001. p85.

BRASIL.Mnistério da Educação. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: O trabalho com os diferentes gêneros textuais na sala de aula: diversidade e progressão escolar andando juntas: ano 03. Brasíla, 2012.