Histórico


Histórico Jerônimo Coelho

          A EEB Jerônimo coelho é mantida pelo estado de Santa Catarina e administrada pela secretaria do estado da educação. Iniciou suas atividades em 06 de agosto de 1912, mas foi inaugurada em 10 de dezembro do mesmo ano como GRUPO ESCOLAR JERONIMO COELHO no governo do excelentíssimo senhor  Vidal José de Oliveira Ramos. Foi a primeira escola da rede estadual em Laguna, os turnos funcionando por sexo, em alas separadas. Em 1914, passa a funcionar como curso complementar, anexo ao grupo escolar. Em 1947, é criado o curso normal regional José Pinto Varella Júnior, seu diretor, para formar professores que atendessem as escolas do município. Em 1964, este curso é substituído pelo ginásio Varella Júnior para formar alunos do curso secundário. A partir de 1970, com a implantação da reforma do ensino, a escola passa a se chamar ESCOLA BÁSICA JERONIMO COELHO, atendendo a alunos de 1 a 8 series do ensino fundamental.Através da portaria E/017/SED, de 28/03/2000, a  instituição passa a ser escola de educação básica Jerônimo Coelho. Durante o período  de 2003 a 2011 a escola atendeu sua clientela em período integral. Atualmente a escola funciona em regime regular  atendendo sua clientela em dois turnos    

Histórico do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

         A crescente desvalorização da profissão docente tem preocupado diversos países em todo o mundo. Estudos tem mostrado a complexidade da formação profissional e do grande desprestígio da licenciatura. Além disso, também se tem notado que a escola está deixando de ser o único centro de saber e de ascensão de certas classes sociais e a queda pela procura da profissão tem promovido a baixa seletividade desses profissionais para atuarem em sala de aula. Com isso, percebe-se que a realidade da educação no Brasil não se encontra muito distante dos demais países do resto do globo.
        Entretanto, inúmeras estratégias têm sido desenvolvidas a fim de valorizar a profissão docente. Cabe destacar, nesse contexto, para o investimento na formação inicial nos cursos da licenciatura, com a criação de Programas de Iniciação a Docência.
Se tratando de Brasil, o Programa de Iniciação a Docência que tem como objetivo de valorizar a docência nas universidades de todo país e, sobretudo incentivar os estudantes das licenciaturas para atuação do ensino básico. Vale salientar que os estudos têm apontado para melhorias significativas no ensino publico no Brasil.
        O PIBID tem demonstrado também, a sua importância na formação dos estudantes das licenciaturas na medida em que vem reduzindo a distancia entre os alunos das áreas de licenciatura e a educação em sala de aula.
        O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), no que diz respeito ao seu caráter metodológico, é constituído de quatro fases. Na primeira fase é realizado o diagnostico da escola e da sala de aula com a finalidade de constatar as limitações existentes nos espaços escolares, no segundo momento é realizado seminários internos, com o objetivo de socializar os diagnósticos desenvolvidos nas escolas, no terceiro momento é realizado grupos de estudos e, através de discussões, essa etapa tem como meta criar estratégias para a intervenção em sala de aula e por fim é realizado o processo da colaboração pedagógica.